CLIENTE INDECISO
o cliente indeciso geralmente fica indeciso perante a compra, ele se questiona se realmente precisado produto ou se é isso que ele quer.
Para atendê-lo você deve primeiro fazer perguntas pra saber o que ele realmente busca, apresentar diversas opções do produto, demonstre como o item funciona mostrando sua eficácia, tranquilize-os demonstrando que ele está fazendo uma boa aquisição, deixe-o a vontade para escolher e o ajude se necessário, e se no final ele permanecer relutante na compra, mostre quanto seria ruim adiar a compra.
CLIENTE NERVOSO
O cliente nervoso é difícil de lidar, geralmente esse tipo de consumidor discute por qualquer coisa, mesmo que o motivo não seja relevante.
Para atendê-lo você deve deixá-lo falar evitando interrompe-lo, jamais insinue que ele está muito nervoso, tente acalma-lo com frases como: "o senhor tem razão" ou " farei o possível para resolver seu problema", seja ágil e eficiente, e mantenha sempre o tom de voz adequado.
CLIENTE DETALHISTA
O cliente detalhista geralmente questiona tudo sobre o produto, além de ser difícil persuadi-lo pois ele se apega a detalhes.
Para atendê-lo você deve evitar comentários desnecessários, pois estes podem atrapalhar o bom andamento das vendas, mostre produtos limitados para não lhe causar indecisão.
CLIENTE BEM-HUMORADO
Os clientes bem-humorados geralmente conseguem permanecer alegres e afáveis mesmo com contratempos com o produto ou serviço.
Para atendê-lo você deve conservar o clima amistoso, mas sem perder o profissionalismo.
O cliente BARGANHADOR geralmente busca por vantagens e descontos na compra.
Para atendê-lo você deve ter paciência, e prestar atenção em seu discurso para assim conseguir argumentar com o cliente e resolver o problema do mesmo.
CLIENTE SILENCIOSO/CALADO
O cliente silencioso geralmente não gosta de falar e expor seus pensamentos, não responde o que o atendente pergunta e nem argumenta, mas gosta de ouvir opiniões e conselhos.
Para atendê-lo você deve estimular o diálogo, ter paciência, não pressiona-lo, conquistar a sua confiança, ter empatia e colocar o cliente para experimentar o produto.
CLIENTE IMPORTANTE (PRESUNÇOSO)
O cliente importante geralmente acha que tem prioridade, que pode ganhar mais descontos que os outro, pois se acha melhor.
Para atendê-lo você deve tratá-la com cuidado e paciência, para evitar muitos problemas.
CLIENTE SONHADOR
O cliente sonhador geralmente imagina e quer comprar produtos que não existem.
Para atendê-lo você deve explicar pra ele todas as opções de produtos que ele quer e que existem, deixando-o com os pés no chão.
CLIENTE AMIGO
O cliente amigo geralmente começa a conversar e se esquece de realizar a compra.
Para atendê-lo você deve manter uma boa conversa relacionando-a com a mercadoria.
CLIENTE IMPACIENTE
O cliente impaciente geralmente é muito agitado e não possuí paciência.
Para atendê-lo você deve ser bem objetivo, realizando demonstrações rápidas e simples.
CLIENTE PESSIMISTA
O cliente pessimista geralmente é negativo e desconfia de que tudo irá dar errado.
Para atendê-lo você deve mostrar os fatos e estabelecer uma confiança que o deixe seguro.
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